Ter claro quais são os cargos e os salários é um processo muito importante para o crescimento da empresa. Enquanto essas informações estão nebulosas, há pouca compreensão do todo e quase nenhuma perspectiva de crescimento dentro do negócio.
Somente com esses aspectos bem definidos que se torna possível montar um plano de carreira para os colaboradores e dar a sensação e a possibilidade de ascensão dentro da empresa. É muito importante que alguém que entre para atuar como júnior saiba que um dia ele possa se tornar alguém sênior, mais ainda, que essa pessoa saiba o que, exatamente, ela precisa fazer para chegar lá.

Fase 1: Definição/compreensão de setores
Definir ou compreender os principais setores da empresa para que ela possa funcionar de uma maneira organizada e funcional é fundamental. Existem áreas que independem do segmento no qual a empresa está inserida, como vendas, marketing, administrativo, etc. No princípio é necessário decidir quais são as mais importantes e depois ir segmentando conforme a necessidade do negócio. Isso vai depender muito do segmento no qual a empresa está inserida.
Fase 2: Descrição de funções
Cada um desses setores precisa ter claro quais são as suas funções que podem ser descritas do mais amplo ao mais específico. Quando a empresa tem isso claro fica mais fácil organizar todas as demandas da área e quantas pessoas são necessárias para fazer com que tudo caminhe de uma maneira organizada e funcional.
Fase 3: Categorias
Cada setor precisa ser pensado de uma forma hierárquica, ou seja, do nível mais básico ao mais avançado. Isso não quer dizer, necessariamente, que o nível mais avançado será o responsável por dizer o que os outros deverão ou não fazer e sim que este deve ser um líder e o responsável por garantir que os objetivos do seu setor estão sendo atingidos. Outro aspecto que torna essa categorização necessária é deixar claro o que um nível mais básico precisa fazer para subir degraus dentro da empresa. Geralmente as categorias de um setor são as de trainee, júnior, pleno e sênior, mas nada impede que eles sejam outros ou que haja muitos mais além destes.
Fase 4: Salários
Para cada setor e categoria se faz necessário pensar em um salário base. Deve-se fazer uma pesquisa de mercado para saber qual a média salarial da categoria e do segmento de mercado. Os valores serão a base da remuneração dos colaboradores. Lembre-se de considerar todos os benefícios, como vale alimentação, vale transporte, etc, e de que você não é obrigado a oferecer apenas a média do salário para os seus colaboradores.
Plano de Carreira
Um plano de carreira é uma das estratégias mais eficientes para aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores. Quando eles têm clara a possibilidade de crescimento dentro da empresa, seu esforço para atingir os pré-requisitos para subir na carreira aumenta muito.
Este documento tem como objetivo deixar claro quais são as tarefas de cada categoria e o que é necessário fazer para passar de uma função Júnior para uma Pleno, por exemplo.
Fase 1: Descrição de funções
Cada um dos setores e suas respectivas categorias precisam ter claras quais são as suas funções que podem ser descritas do olhar mais amplo ao mais específico. Quando a empresa tem isso claro fica mais fácil organizar todas as demandas da área e quantas pessoas são necessárias para fazer com que tudo caminhe de uma maneira organizada e funcional.
Fase 2: Subindo os degraus
A sensação de crescimento dentro de uma empresa é muito importante para ela funcionar bem. Quando a empresa tem definido o que é necessário para subir de uma função Júnior para uma Pleno, o colaborador sabe o que ele tem que fazer na prática. Importante: não é só questão de entregar além do combinado, trabalhar mais tempo, ou fazer hora extra. Não é isso que irá torná-lo um bom líder, mas o seu conhecimento, o seu perfil, as suas habilidades e potencialidades.
O que um colaborador Júnior tem que saber para se tornar Pleno?
Como um colaborador Júnior tem que desenvolver para se tornar Pleno?
O que um colaborador Júnior tem que estudar para se tornar um Pleno?

Fase 3: Acompanhamento
Não basta que todos saibam o que tem que ser feito se ninguém está acompanhando o crescimento pessoal e profissional dos liderados. É preciso que os líderes observem as pessoas que estão se destacando, aquelas que estão se esforçando para atingir todos os pré-requisitos para ascender profissionalmente. Uma boa opção nesses casos é aplicar avaliações de desempenho, nos quais todos são avaliados e avaliam a si mesmos. Essa avaliação pode dar bons insumos de quem está mais próximo de subir os degraus.
Quer saber mais sobre os outros produtos de pessoas da EYES Soluções? Clique aqui.