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Desenvolvimento estratégico

Introdução:

Pensar no negócio estrategicamente é conectar as principais áreas do negócio, sendo elas pessoas, criatividade, gestão de processos e gestão financeira no objetivo central do negócio. Seja ele crescimento, expansão, influência ou qualquer outro.

Ser estratégico é ter pessoas focadas em pensar no futuro do negócio, não afogadas no operacional. É muito importante que a empresa, da melhor maneira que ela puder, tenha seus diretores, gestores e líderes pensando nas ações que farão a empresa prosperar. Caso essas pessoas não estejam conseguindo pensar nisso é importante buscar o porquê isso está acontecendo e resolver o mais rápido possível.

Geralmente isso acontece porque a empresa está crescendo e não tem mais braços para entregar o que ela vendeu para seus clientes. Nesses casos se faz necessário contratar mais pessoas ou, quem sabe, melhorar os processos para poder fazer mais com menos.


Fase 1: Estudo do Mercado

A estratégia é construída após um estudo aprofundado sobre o cliente e sobre o mercado no qual o seu negócio está inserido. É importante que o estrategista tenha uma boa visão da empresa em geral. Ele precisa descobrir quem são os sócios, encontrar suas redes sociais, quais empresas estão em seus nomes, onde se localizam, o que cada uma vende e qual é o capital social de cada um.

É necessário entender a fundo o produto, como ele é feito, quem o consome, porque as pessoas compram e quais são os seus benefícios. Além disso, é preciso entender como o preço é composto, quem são os fornecedores, se há a necessidade de transporte, qual é o prazo de entrega, quais as formas de pagamento, quais são as políticas de cobrança e as de cancelamento e como é o pós venda.

Por fim, é fundamental conhecer qual é a concorrência do seu negócio. Questões como quem são, onde estão, o que vendem, para quem vende, o que tem em comum, o que tem de diferencial, porque o seu produto é melhor e porque não somos os maiores do segmento precisam ser respondidas.

Fase 2: Estudo do Negócio

Respondidas essas perguntas, com o máximo de informações possível, incluímos as informações do trabalho realizado pela EYES.

Na área de pessoas é interessante entender como se o time está alinhado com o objetivo do negócio e se está satisfeito com a sua atuação profissional. Para avaliar isso é interessante realizar uma pesquisa de clima organizacional. Além disso, o estrategista precisa ter conhecimento a respeito do trabalho de Propósito e Cultura realizado pelo time de pessoas da EYES.

Na área de marca é necessário verificar, inicialmente, se a empresa está com a sua marca registrada para que não haja imprevistos mais adiante. Depois é preciso conhecer e internalizar a forma como a empresa se comunica com clientes e parceiros. Por último, é importante que o estrategista conheça as particularidades da marca, de preferência através do Manual de Identidade Visual (MIV).

Por fim, é fundamental que o estrategista conheça a saúde financeira da empresa. Questão como se a empresa possui ou não negativas, se está na justiça (Ajuris) e a saúde financeira dos sócios da empresa, se os sócios estão positivos ou negativos.

Fase 3: Jornada Estratégica

Traçar planos de conquista ou expansão para novos mercados, planejamento de ações a serem realizadas, objetivos a serem alcançados, definição do público alvo, com uma análise avançada dessa pessoa, perfil socioeconômico, características regionais, poder de consumo, etc, e das métricas de todos esses fatores que servirão de indicadores para a contratante. Nessa fase será estruturada a estratégia das Jornadas Digital e Física à curto, médio e longo prazo.

Essa fase envolve o estudo do mercado no qual o negócio está inserido, incluindo compreensão do produto, preço, diferenciais, concorrentes, etc; estudo do negócio a partir dos trabalhos de pessoas e marca realizados previamente e jornada estratégica com definição das etapas, públicos a serem atingidos, objetivos, análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), definição de jornada física e digital e o acompanhamento de cada uma delas.


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