top of page

Mídias Sociais

Introdução:

Estar nas mídias sociais é fundamental para fortalecer a marca, quer você queira, quer não. O poder do conteúdo tem se mostrado cada vez mais indispensável. Estar presente lá conecta a sua marca com muito mais pessoas e, com o tempo, cria uma comunidade forte que se conecta com a sua empresa para além do produto, ou dos serviços que ela tem a oferecer. O seu cliente final se conecta com os valores e o propósito que ela compartilha, se ela compartilha isso, é claro.

Existem várias formas de se tornar relevante na internet e nas redes sociais. Por lá você pode compartilhar qualquer coisa. O que você compartilha precisa estar alinhado com o seu negócio, como ele quer ser reconhecido e, claro, com o seu público-alvo. Falar sobre como a sua empresa pensa, como ela faz as coisas, como funciona o mercado no qual ela está inserida, a sua história, o seu produto, ou serviço, os conhecimentos que adquiriu durante a sua atuação. Enfim, tudo o que fizer sentido para ela e para quem a consome.


Site da EYES Soluções no mobile e no desktop
Publicar nas mídias sociais é muito mais complexo do que parece

Etapa 1: Briefing (resumo)

Nosso planejamento é mensal, o time de criatividade se reúne todo o dia 10 de cada mês para criar o resumo do mês seguinte. Levamos sempre em consideração o segmento de mercado, as pautas mais quentes do segmento, as pautas quentes da internet, as publicações antigas que deram bom resultado, a estratégia alinhada com o cliente, o seu propósito e a sua cultura. As redes sociais mais utilizadas são o Facebook, o Instagram e o LinkedIn, mas podem estar inclusos o Youtube e até o Twitter .

Etapa 2: Criação de conteúdo

Criam-se conteúdos com base nas informações do briefing. Os textos são escritos pelo time de copyrighters de forma conceitual (valores e crenças da empresa) informativos (informações de outras mídias que sejam pertinentes à empresa e seus produtos) ou técnicos (pesquisa e criação de conteúdos referentes à empresa e seus produtos).

Após a criação textual o time de criatividade cria cards que representam o que está sendo dito nos textos. Os cards são criados respeitando-se o Manual de Identidade Visual (MIV) da empresa para que a apresentação das publicações fique alinhada e coerente no feed de notícias da rede social.


Para publicações em vídeo montamos roteiros e boas práticas para cada tipo de vídeo e estratégia que será aplicada em cada situação. A ideia é que as pessoas da própria empresa criem os vídeos. Será com elas que as pessoas que seguirem as suas mídias sociais irão se identificar.

Por fim, são realizadas revisões comerciais e linguísticas e é feita a validação por parte do cliente. São aplicadas todas as sugestões e alterações solicitadas pelo cliente. Caso alguma dessas alterações venha a afetar a estratégia alertamos o cliente, porém a decisão final é sempre dele.


Etapa 3: Agendamentos e Postagens

Validados os conteúdos está na hora de agendar as publicações. Para agendar nas mídias sociais Instagram e Facebook usamos o planejador do Metta Business Suite que possui ainda muitas limitações. Porém, para publicações mais simples com texto e card ele funciona para ambas as mídias sociais.

Devido a essas limitações algumas publicações, como aquelas que possuem vídeo e card no mesmo carrossel, ou publicações em collab precisam ser realizadas manualmente. Para que não haja nenhum erro agendamos no Google Callendar os dias e horários dessas publicações e definimos um responsável por elas que tem como função postar e revisar.

O ideal é que a pessoa responsável pelas publicações revise diariamente todas as publicações, mesmo aquelas agendadas para evitar o máximo possível os erros. Pode acontecer, por exemplo, de uma postagem estar agendada e sofrer uma alteração no meio do caminho. Nesses casos teremos sempre alguém responsável por verificar todas as publicações.


Quer saber mais sobre os outros produtos de criatividade da EYES Soluções? Clique aqui.

Quer saber mais sobre esse produto? Entra em contato conosco: WhatsApp, Facebook ou Instagram.

27 visualizações0 comentário
bottom of page