Introdução:
Estar nas mídias sociais é fundamental para fortalecer a marca, quer você queira, quer não. O poder do conteúdo tem se mostrado cada vez mais indispensável. Estar presente lá conecta a sua marca com muito mais pessoas e, com o tempo, cria uma comunidade forte que se conecta com a sua empresa para além do produto, ou dos serviços que ela tem a oferecer. O seu cliente final se conecta com os valores e o propósito que ela compartilha, se ela compartilha isso, é claro.
Existem várias formas de se tornar relevante na internet e nas redes sociais. Por lá você pode compartilhar qualquer coisa. O que você compartilha precisa estar alinhado com o seu negócio, como ele quer ser reconhecido e, claro, com o seu público-alvo. Falar sobre como a sua empresa pensa, como ela faz as coisas, como funciona o mercado no qual ela está inserida, a sua história, o seu produto, ou serviço, os conhecimentos que adquiriu durante a sua atuação. Enfim, tudo o que fizer sentido para ela e para quem a consome.
Etapa 1: Briefing (resumo)
Nosso planejamento é mensal, o time de criatividade se reúne todo o dia 10 de cada mês para criar o resumo do mês seguinte. Levamos sempre em consideração o segmento de mercado, as pautas mais quentes do segmento, as pautas quentes da internet, as publicações antigas que deram bom resultado, a estratégia alinhada com o cliente, o seu propósito e a sua cultura. As redes sociais mais utilizadas são o Facebook, o Instagram e o LinkedIn, mas podem estar inclusos o Youtube e até o Twitter .
Etapa 2: Criação de conteúdo
Criam-se conteúdos com base nas informações do briefing. Os textos são escritos pelo time de copyrighters de forma conceitual (valores e crenças da empresa) informativos (informações de outras mídias que sejam pertinentes à empresa e seus produtos) ou técnicos (pesquisa e criação de conteúdos referentes à empresa e seus produtos).
Após a criação textual o time de criatividade cria cards que representam o que está sendo dito nos textos. Os cards são criados respeitando-se o Manual de Identidade Visual (MIV) da empresa para que a apresentação das publicações fique alinhada e coerente no feed de notícias da rede social.
Para publicações em vídeo montamos roteiros e boas práticas para cada tipo de vídeo e estratégia que será aplicada em cada situação. A ideia é que as pessoas da própria empresa criem os vídeos. Será com elas que as pessoas que seguirem as suas mídias sociais irão se identificar.
Por fim, são realizadas revisões comerciais e linguísticas e é feita a validação por parte do cliente. São aplicadas todas as sugestões e alterações solicitadas pelo cliente. Caso alguma dessas alterações venha a afetar a estratégia alertamos o cliente, porém a decisão final é sempre dele.
Etapa 3: Agendamentos e Postagens
Validados os conteúdos está na hora de agendar as publicações. Para agendar nas mídias sociais Instagram e Facebook usamos o planejador do Metta Business Suite que possui ainda muitas limitações. Porém, para publicações mais simples com texto e card ele funciona para ambas as mídias sociais.
Devido a essas limitações algumas publicações, como aquelas que possuem vídeo e card no mesmo carrossel, ou publicações em collab precisam ser realizadas manualmente. Para que não haja nenhum erro agendamos no Google Callendar os dias e horários dessas publicações e definimos um responsável por elas que tem como função postar e revisar.
O ideal é que a pessoa responsável pelas publicações revise diariamente todas as publicações, mesmo aquelas agendadas para evitar o máximo possível os erros. Pode acontecer, por exemplo, de uma postagem estar agendada e sofrer uma alteração no meio do caminho. Nesses casos teremos sempre alguém responsável por verificar todas as publicações.
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