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Blog

Introdução:

Um dos três pilares de indexação na internet, sendo os outros dois o site e as mídias sociais. O blog, por mais que algumas pessoas acreditem que ele está ultrapassado, ainda é muito importante para fortalecer a sua marca na internet. É através dele que a empresa demonstra a sua autoridade frente aos conteúdos que ela compartilha.

Mais do que compartilhar conhecimento, algumas vezes, o blog tem como principal objetivo indexar a marca na internet. Ou seja, quanto mais conteúdo a empresa possui e quanto mais eles estiverem seguindo os padrões SEO do Google, maiores serão as chances de ela ser encontrada nas pesquisas dos usuários. Se a empresa se propor a falar de assuntos variados – mas sempre que tenham a ver com ela de alguma forma - a chance de ela ser encontrada aumentam significativamente.

Se eu tenho uma empresa de chocolate, por exemplo, eu não preciso falar somente sobre esse assunto, posso falar de uma infinidade de outras coisas. Posso escrever sobre a localização da loja, a história da cidade, as pessoas que moram nela, o porquê a empresa decidiu fazer chocolate e não qualquer outra coisa, quem são as pessoas que trabalham ali, o que a empresa quer deixar na memória de seus clientes, etc. Talvez, com o passar do tempo, o texto sobre a história da cidade pode indexar muito bem e as pessoas entrarem em contato com a marca através dele.


Plataforma de publicação de blogs Wordpress
Ferramenta Wordpress com pontuação SEO e legibilidade

Etapa 1: Briefing (resumo)

Nosso planejamento é mensal, o time de criatividade se reúne todo o dia 10 de cada mês para criar o resumo do mês seguinte. Levamos sempre em consideração o segmento de mercado, as pautas mais quentes do segmento, as pautas quentes da internet, as publicações antigas que deram bom resultado, a estratégia alinhada com o cliente, o seu propósito e a sua cultura.

No briefing decidimos quais serão os assuntos abordados no blog (que variam entre 1 e 4 por mês). Os blogs que gerenciamos geralmente são criados pela ferramenta Wix, uma vez que incentivamos nossos clientes a migrar o site deles para lá.


O principal motivo da migração são o registro do site no CNPJ do cliente e a liberdade e facilidade para fazer edições. De qualquer forma, temos experiência com outras ferramentas de publicação de blogs, como o Wordpress, por exemplo, e a capacidade de aprender rápido a usar qualquer outra que for necessário.

Etapa 2: Criação de conteúdo

Criam-se conteúdos com base nas informações do briefing. Os textos são escritos pelo time de copyrighters de forma conceitual (valores e crenças da empresa) informativos (informações de outras mídias que sejam pertinentes à empresa e seus produtos) ou técnicos (pesquisa e criação de conteúdos referentes à empresa e seus produtos).

Após a criação textual o time de criatividade inclui imagens com edição dos nomes para indexação, vídeos que tenham a ver com o conteúdo e alterações de SEO e legibilidade para que ele seja bem ranqueado pelo algoritmo do Google.

Por fim, são realizadas revisões comerciais e linguísticas e é feita a validação por parte do cliente. São aplicadas todas as sugestões e alterações solicitadas pelo cliente. Caso alguma dessas alterações venha a afetar a estratégia alertamos o cliente, porém a decisão final é sempre dele.


Etapa 3: Agendamentos e postagens

Validados os conteúdos está na hora de agendar. Agendamos as publicações nas plataformas onde elas serão publicadas, geralmente na própria ferramenta Wix. É importante ter em mente quando o blog será postado, pois após a sua publicação compartilhamos o mesmo nas mídias sociais, sendo as principais o Facebook, o Instagram e o LinkedIn.

Nosso time de criatividade fica responsável pela revisão das publicações e agendamentos para evitar o máximo possível os erros. Pode acontecer, por exemplo, de uma postagem estar agendada e sofrer uma alteração no meio do caminho. Nesses casos teremos sempre alguém responsável por verificar e editar o que for necessário.


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