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Como construir o propósito e a cultura organizacional do seu negócio

Você sabe o que é propósito e cultura organizacional? E por que eles são tão importantes para o sucesso da sua empresa? Neste post, vamos explicar esses conceitos e mostrar como você pode definir e aplicar o propósito e a cultura organizacional na sua empresa, de forma consistente e alinhada com os seus valores, a sua missão e a sua visão.

O que é propósito e cultura organizacional?

O propósito é a razão de ser da sua empresa, ou seja, o que ela faz, para quem ela faz e qual é o impacto que ela gera na sociedade. O propósito é o que dá sentido e direção para a sua empresa, além de inspirar e motivar as pessoas que trabalham nela.

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, hábitos e práticas que caracterizam a sua empresa, ou seja, como ela faz as coisas, como ela se relaciona interna e externamente e como ela se diferencia das demais. A cultura organizacional é o que define a identidade e a essência da sua empresa, além de influenciar o comportamento, o engajamento e a satisfação dos seus colaboradores, dos seus clientes e dos demais stakeholders.

O propósito e a cultura organizacional estão intimamente relacionados, pois ambos expressam a personalidade da sua empresa. Eles devem estar alinhados entre si e com os objetivos estratégicos da sua empresa, pois assim eles contribuem para a construção de uma marca forte, autêntica e relevante no mercado.


Cultura e Propósito organizacional

Por que ter um propósito e uma cultura organizacional bem definidos?

Ter um propósito e uma cultura organizacional bem definidos traz diversos benefícios para a sua empresa, tais como:

  • Maior diferenciação no mercado: ao ter um propósito claro e uma cultura única, você consegue se destacar da concorrência e atrair clientes que se identificam com os seus valores e com a sua forma de atuar.

  • Maior fidelização dos clientes: ao ter um propósito que gera valor para a sociedade e uma cultura que prioriza a qualidade, a inovação e a satisfação dos clientes, você consegue criar um vínculo emocional com os seus clientes e mantê-los fiéis à sua marca.

  • Maior retenção dos talentos: ao ter um propósito que inspira as pessoas e uma cultura que valoriza o desenvolvimento, o reconhecimento e o bem-estar dos colaboradores, você consegue atrair e reter os melhores profissionais do mercado, que se sentem parte da sua empresa e se comprometem com os seus resultados.

  • Maior produtividade e inovação: ao ter um propósito que orienta as decisões e uma cultura que estimula a criatividade, a colaboração e a aprendizagem contínua, você consegue aumentar a eficiência, a qualidade e a competitividade da sua empresa, além de gerar soluções inovadoras para os seus desafios.

Esses benefícios são comprovados por dados, exemplos e depoimentos de empresas que se destacam por terem um propósito e uma cultura fortes e coerentes. Por exemplo:

  • Segundo uma pesquisa da consultoria EY, as empresas com propósito claro têm um crescimento médio anual de 10%, enquanto as demais têm um crescimento médio anual de 3%.

  • Segundo um estudo da consultoria Gallup, as empresas com cultura engajadora têm uma rentabilidade 21% maior, uma produtividade 17% maior e uma rotatividade 24% menor do que as demais.

  • Segundo um relatório da consultoria Deloitte, as empresas com propósito social têm uma lealdade dos clientes 52% maior, uma recomendação dos clientes 53% maior e uma satisfação dos colaboradores 38% maior do que as demais.

  • Segundo um artigo da revista Forbes, as empresas com cultura inovadora têm uma receita 11% maior, uma lucratividade 7% maior e um valor de mercado 21% maior do que as demais.

Um exemplo de empresa que tem um propósito e uma cultura organizacional bem definidos é a Natura, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo. O propósito da Natura é “promover o bem-estar/estar bem”, ou seja, oferecer produtos e serviços que melhorem a qualidade de vida das pessoas e que respeitem a natureza. A cultura da Natura é baseada em valores como a verdade, a beleza, a paixão, a vida, a harmonia e a essência. Esses valores orientam o comportamento dos colaboradores, dos consultores, dos fornecedores e dos clientes da empresa. A Natura é reconhecida por ser uma empresa que gera valor para todos os seus stakeholders, que se preocupa com o desenvolvimento sustentável e que incentiva a inovação e a diversidade.

Como definir o propósito da sua empresa?


Definir o propósito da sua empresa não é uma tarefa fácil, mas é possível seguir alguns passos para facilitar esse processo. Veja a seguir:

  • Identifique a contribuição da sua empresa para a sociedade: pense em qual é o problema que a sua empresa resolve, qual é o benefício que ela proporciona e qual é a diferença que ela faz no mundo. Essa é a razão pela qual a sua empresa existe e pela qual as pessoas se importam com ela.

  • Defina os objetivos estratégicos da sua empresa: pense em quais são as metas e os resultados que a sua empresa quer alcançar, tanto no curto quanto no longo prazo. Esses são os indicadores que mostram se a sua empresa está cumprindo o seu propósito e se está crescendo e se desenvolvendo.

  • Agregue valor aos seus clientes: pense em como a sua empresa pode oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades, às expectativas e aos desejos dos seus clientes, de forma única e superior aos seus concorrentes. Essa é a forma como a sua empresa gera valor para os seus clientes e se torna preferida por eles.

  • Elabore uma frase que sintetize o propósito da sua empresa: depois de refletir sobre os pontos anteriores, tente resumir o propósito da sua empresa em uma frase curta, simples e memorável, que expresse a essência da sua empresa e que inspire as pessoas que se relacionam com ela.

  • Analise de forma crítica se o propósito da sua empresa é autêntico, relevante e inspirador: por fim, avalie se o propósito da sua empresa é verdadeiro, ou seja, se ele reflete o que a sua empresa realmente faz e acredita; se ele é relevante, ou seja, se ele tem significado e importância para a sociedade; e se ele é inspirador, ou seja, se ele motiva e mobiliza as pessoas a fazerem parte da sua empresa.

Um exemplo de empresa que tem um propósito bem definido é a Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. O propósito da Google é “organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”, ou seja, oferecer soluções que facilitem o acesso, o compartilhamento e o uso do conhecimento para todas as pessoas.


Esse propósito orienta todas as atividades da Google, desde o desenvolvimento de produtos e serviços até a realização de projetos sociais e ambientais.

Como definir a cultura organizacional da sua empresa?

Definir a cultura organizacional da sua empresa também não é uma tarefa fácil, mas é possível seguir alguns passos para facilitar esse processo. Veja a seguir:

- Mapeie os valores, as crenças e os hábitos atuais da sua empresa: observe e analise como as coisas são feitas na sua empresa hoje em dia, quais são as normas, as regras e os padrões que regem o comportamento dos seus colaboradores, quais são as atitudes, as opiniões e as percepções que eles têm sobre a sua empresa. Esses são os elementos que compõem a cultura atual da sua empresa.


- Avalie se os valores, as crenças e os hábitos atuais da sua empresa estão alinhados com o propósito da sua empresa: compare e verifique se os elementos culturais da sua empresa estão coerentes com o propósito da sua empresa, ou seja, se eles contribuem para a realização do propósito ou se eles atrapalham ou impedem o propósito. Essa é uma forma de identificar os pontos fortes e os pontos fracos da cultura da sua empresa.


- Defina os valores, as crenças e os hábitos desejados para a sua empresa: com base na avaliação anterior, defina quais são os elementos culturais que você quer manter, reforçar ou mudar na sua empresa, de acordo com o propósito da sua empresa. Esses são os elementos que compõem a cultura desejada da sua empresa.


- Comunique e dissemine esses elementos para todos os colaboradores: depois de definir os elementos culturais desejados para a sua empresa, comunique-os de forma clara e transparente para todos os colaboradores, explicando o porquê desses elementos serem importantes para a realização do propósito da empresa. Além disso, dissemine esses elementos por meio de ações concretas, como treinamentos, eventos, reconhecimentos, feedbacks, etc.


- Monitore e reforce as práticas culturais da sua empresa: por fim, monitore e avalie se os elementos culturais desejados para a sua empresa estão sendo efetivamente praticados pelos seus colaboradores, ou seja, se eles estão incorporando os valores, as crenças e os hábitos definidos para a empresa. Além disso, reforce as práticas culturais positivas por meio de incentivos, premiações, celebrações, etc.

Um exemplo de empresa que tem uma cultura organizacional bem definida é a Netflix, uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. A cultura da Netflix é baseada em nove valores, que são: julgamento, comunicação, impacto, curiosidade, inovação, coragem, paixão, honestidade e autoaperfeiçoamento. Esses valores orientam o comportamento dos colaboradores da Netflix, que são incentivados a serem criativos, responsáveis e colaborativos. A Netflix é reconhecida por ser uma empresa que valoriza a liberdade, a diversidade e a excelência.

Como facilitar o processo de construção do propósito e da cultura organizacional da sua empresa?

Construir o propósito e a cultura organizacional da sua empresa pode ser um desafio, mas existem algumas dicas e ferramentas que podem facilitar esse processo. Veja a seguir:

  • Envolva os seus colaboradores na definição do propósito e da cultura da sua empresa: não faça esse processo sozinho ou apenas com a alta liderança da sua empresa. Convide os seus colaboradores a participarem, dando sugestões, opiniões e feedbacks sobre o propósito e a cultura da sua empresa. Assim, você garante que eles se sintam parte do processo e que eles se identifiquem com o propósito e a cultura da sua empresa. Esse é o principal diferencial, ser mais ouvidos do que voz neste momento. Os colaboradores sabem mais da cultura da empresa que a direção e a gestão na maioria das vezes.

  • Realize pesquisas internas e externas para obter feedbacks: use ferramentas como questionários, entrevistas, focus groups, etc., para coletar informações sobre o propósito e a cultura da sua empresa, tanto dos seus colaboradores quanto dos seus clientes, fornecedores, parceiros, etc. Assim, você consegue validar se o propósito e a cultura da sua empresa estão claros, consistentes e atrativos para todos os seus stakeholders.

  • Use metodologias ágeis e colaborativas para testar e validar as suas ideias: não espere ter tudo pronto e perfeito para implementar o propósito e a cultura da sua empresa. Use metodologias como design thinking, lean startup, scrum, etc., para testar e validar as suas ideias de forma rápida, iterativa e colaborativa. Assim, você consegue aprender com os erros, corrigir os problemas e melhorar as soluções.

  • Use recursos visuais e criativos para comunicar o propósito e a cultura da sua empresa: não se limite a usar apenas textos ou discursos para comunicar o propósito e a cultura da sua empresa. Use recursos como imagens, vídeos, infográficos, histórias, jogos, etc., para transmitir o propósito e a cultura da sua empresa de forma mais lúdica, emocional e memorável.

Uma ferramenta que pode te ajudar nesse processo é o Canva, uma plataforma online que permite criar designs incríveis para diversos fins. No Canva, você pode criar materiais como cartazes, banners, flyers, apresentações, etc., para comunicar o propósito e a cultura da sua empresa de forma visual e criativa. Além disso, no Canva, você pode acessar modelos prontos ou personalizar os seus próprios designs, usando recursos como imagens, ícones, fontes, cores, etc.

Nós da EYES Soluções, somos uma empresa especializada em soluções de gestão empresarial. Em nosso site, você pode conhecer mais sobre nossos serviços e como ajudamos empreendedores a construírem o propósito e a cultura organizacional das suas empresas.


Alguns dos serviços são: consultoria estratégica, treinamentos corporativos, estruturação de onboarding, materialização da cultura e do propósito, R&S, etc.

Conclusão

Neste post, você aprendeu o que é propósito e cultura organizacional, por que eles são essenciais para o sucesso da sua empresa e como construí-los de forma consistente e alinhada com os seus valores, a sua missão e a sua visão. Você também viu algumas dicas e ferramentas que podem facilitar esse processo.

Esperamos que este post tenha sido útil para você e que ele tenha te inspirado a construir um propósito e uma cultura organizacional que reflitam a essência da sua empresa e que gerem valor para todos os envolvidos.

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