top of page

Já se perguntou onde você errou?

Quando uma pessoa, ou mesmo uma empresa, se faz essa pergunta em boa parte das vezes já é tarde demais. Infelizmente, demoramos para reconhecer nosso erro e admitir que precisamos mudar. Por mais contraditório que possa parecer, o mais comum é insistir no erro acreditando que se está no caminho certo. O problema é que, quando isso acontece, a queda costuma ser bem alta.

Uma mulher sentada em frente ao seu notebook com as mãos no rosto

Por isso é tão necessário trabalhar o autoconhecimento, tanto pessoal quanto empresarial e não ter medo de reconhecer e admitir que se cometeu um erro. Ou vários. Voltar atrás, agir antes que seja tarde. Vivemos numa sociedade que nos faz crer que errar é uma vergonha, que se deve fugir dos erros com todas as suas forças. Mas isso não é verdade. São os erros que nos fazem aprender, eles que nos tornam melhores.

Mas, afinal, de que erro estamos falando?

A grande maioria dos erros que acontecem nas empresas, em qualquer segmento de mercado, está relacionado as pessoas. Mesmo que uma empresa esteja passando por dificuldades financeiras. Se realizado um diagnóstico mais aprofundado, provavelmente sirá encontrar questões que envolvem as pessoas. Afinal, os negócios são feitos de pessoas.

Por melhor que seja uma ideia de um negócio, por melhor que seja o seu produto ou serviço, o negócio vai depender de pessoas para dar certo. São elas que farão as coisas acontecerem no dia a dia. Um gênio do mundo dos negócios não vai conseguir colocar a sua ideia em prática sozinho. Isso é humanamente impossível. Geralmente as dificuldades estão relacionadas com o cliente.

Mas não se engane, não é o cliente externo que estamos falando, é do cliente interno (os colaboradores). Nas palavras de Simon Sinek: “Um cliente nunca vai amar uma empresa até que seus colaboradores a amem primeiro”. Os problemas das empresas estão relacionadas as pessoas que nela trabalham, a diferença esta, se elas gostam e estão engajadas com o que fazem ou se fazem apenas para pagar as contas no final do mês.


“Um cliente nunca vai amar uma empresa até que seus colaboradores a amem primeiro” Simon Sinek

O que fazer nesse caso?

O autoconhecimento é a arma mais poderosa para o sucesso de um negócio, tanto das pessoas quanto da empresa em si. Isso mesmo. A empresa precisa conhecer-se bem para poder gerir da melhor forma possível as pessoas que nela atuam.


A empresa tem um propósito bem definido? Qual o legado ela quer deixar para a sociedade? As pessoas que ali trabalham sabem responder essas perguntas? Quais os valores e as atitudes contribuem para que esse propósito seja atingido? Os colaboradores possuem esses valores e praticam essas atitudes no dia a dia?

Quando está claro para todos os diretores, líderes e colaboradores qual é o propósito do negócio; qual é o seu objetivo e quais são os valores e as atitudes importantes para ela, a tendência é que o engajamento e os resultados aumentem consideravalmente.


Com tudo isso bem definido se torna possível selecionar as pessoas através de seu comportamento, não apenas por questões técnicas, como geralmente acontece quando contratamos pelo currículo.


Contratações mais assertivas aumentam as chances da empresa ter melhores resultados, equipe mais engajada e riscos calculados. O melhor de tudo isso? Você não precisa mais fazer tudo de maneira analógica, receber currículos por e-mail, ou WhastApp. Existem diversas ferramentas que ajudam a realizar um Recrutamento e Seleção mais otimizado, organizado e assertivo. Uma dessas ferramentas é o SolucioneRH.

O que é o SolucioneRH?

É uma plataforma de recrutamento e criação de processos seletivos totalmente personalizável com foco em avaliar o perfil comportamental dos candidatos. A ferramenta disponibiliza centenas de perguntas que avaliam questões comportamentais, como: proatividade, criatividade, organização, autoconhecimento... ou o perfil técnico, como: programação, vendas, marketing, etc. A ferramenta também possibilita que você edite qualquer uma das perguntas, ou mesmo crie uma do zero definindo a pontuação para cada uma das opções - no caso de perguntas objetivas.

No SolucioneRH você pode definir um time de avaliadores para definir as pontuações das perguntas descritivas, agendar entrevistas e aplicar testes. O objetivo central da ferramenta é aproximar empresas e pessoas que pensam de uma maneira parecida. Fazer o match de afinidade cultural e técnica entre o novo colaborador e a empresa.


A assertividade da seleção vai depender do quanto a empresa investe de tempo e energia na construção do processo seletivo. A ferramenta pode ser usada de uma maneira aprofundada, ou como um banco de currículos. A escolha é sua!


A EYES e o SolucioneRH

Como você bem sabe, (caso não, leia aqui), a EYES atua como uma empresa de consultoria e assessoria que atua em algumas das principais áreas de uma empresa, sendo elas pessoas, criatividade, estratégia e processos (operação e finanças). Foi exatamente isso o que fizemos com o SolucioneRH. Trabalhamos com essa empresa de A a Z.

Iniciamos criando a marca, o site e as mídias sociais. Assumimos a criação do conteúdo de blog e as publicações das redes sociais. Fizemos algumas ações pontuais de estratégia de marketing, como criação de e-books, mailings, vídeos, contatos, etc. Realizamos o controle das demandas de desenvolvimento para a contínua melhoria da ferramenta com base no feedback dos clientes.

Sendo uma empresa da qual somos sócios, assumimos a parte comercial, o atendimento e os treinamentos. Participamos de alguns eventos para promover a ferramenta. Estudamos muito sobre como funcionam as startups e a busca por investidores.


Estamos incubamos no Feevale Techpark, incubadora que nos traz muito conhecimento de mercado, novas ferramentas, networking e expande nossos horizontes.

Enfim, foi um longo trajeto junto a esse cliente com o qual aprendemos muito e também pudemos ensinar bastante. Compartilhamos boa parte de tudo o que aprendemos com outras empresas e pessoas e ajudamos muitas delas a se prepararem para um ecossistema complexo, desafiador e, muitas vezes, frustrante.

O que a EYES pode fazer por você?

A EYES conta com a expertise de vários profissionais plenos e sêniors que darão para você e a sua empresa mais tempo, produtividade e qualidade de vida. Com a EYES, você terá a segurança de contar com esses profissionais experientes para resolver diversos desafios do seu dia a dia, te dando mais tempo para cuidar do que realmente importa.


Acreditamos que não faz sentido o diretor ou mesmo os principais líderes de uma empresa estarem afogados na parte operacional. Essas pessoas precisam pensar na estratégia da empresa, na sua expansão e na gestão do time.


E aí? Esse texto fez sentido para você? Ficou um pouco mais claro o que a EYES pode fazer por você?


Se ainda não, não deixe de entrar em contato conosco. Vamos tomar um café juntos e conversar. Será um prazer!

Ah, siga a gente em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

95 visualizações0 comentário
bottom of page