top of page
Buscar

Consultoria e assessoria: o que minha empresa precisa no momento?

Para começar vamos falar um pouquinho sobre a EYES Soluções, não intencionalmente. Afinal, pode ser que você tenha chegado até este texto de paraquedas. Pois muito bem, muito prazer, nós somos a EYES. Somos uma empresa de consultoria e assessoria que trabalha com as Jornadas Física e Digital de qualquer negócio. Já atendemos diversos segmentos, como: parques, clínicas, mineradora, incorporadora, startups, franquias e também equipes de corrida.

Hoje a EYES conta com vasta experiência entre seus profissionais, como o Antônio Cardoso (Bim), sócio fundador, hoteleiro e Diretor de Estratégia; Átila, sócio fundador e Diretor de Processos; Fernando Pante, sócio fundador e Diretor de Pessoas; Marcelo Facchinetto, sócio fundador e Diretor Financeiro; Rodrigo Costa, Diretor de Criatividade; Angra Cardoso, assistente financeira; Roberta Michelon (Bita) designer; Thaynara Gil, social media e João Machado, redator.


A equipe da EYES Soluções

Nossa equipe de profissionais possui a capacidade de atender as empresas nas áreas de: Pessoas, Criatividade, Estratégia e Gestão, sendo este último nas áreas de Finanças e de Processos. Em cada uma dessas áreas atuamos em projetos com início, meio e fim, algumas vezes prestamos o serviço de consultoria e outras de assessoria, estruturando e acelerando a empresa pelo tempo que for necessário.


Agora vamos ao que interessa


Explicar os conceitos de consultoria e assessoria, pois é muito comum que eles gerem algumas dúvidas. Vemos que é sempre muito importante falar o óbvio. Um assunto pode não ser claro para quem nunca precisou saber sobre. E está tudo bem. Dito o óbvio partimos para ideias, estratégias e metodologias, pautadas em métodos e processos amplamente validados pelo mercado. Qual você acha que a sua empresa precisa, consultoria ou assessoria?

O que é consultoria?

A atuação de um consultor profissional é encontrar, diagnosticar e resolver problemas que, muitas vezes, nem a empresa sabia que tinha. Em alguns casos o profissional acompanha como a empresa se organiza e quais são os seus processos. Depois disso, ele sugere possíveis melhorias e ajuda na implementação de algumas delas. Mas o seu papel principal é mostrar o caminho e não caminhar junto.

Dessa forma, ele se torna um acelerador do processo e a empresa ganha muito tempo, pois erra menos. É muito comum que a gestão do negócio esteja tão viciada em sua forma de atuar que não perceba detalhes simples que podem fazer toda a diferença se melhorados.


É preciso alguém de fora para enxergar isso

Vale pontuar que o trabalho desse profissional, muitas vezes, é superespecializado. Ele retém um conhecimento que pode demorar anos para ser adquirido. Ele pode ser um dos poucos que domina esse conhecimento, ou ainda pode atuar de uma maneira mais inovadora do que outros profissionais. Outro ponto a ser considerado é não buscar o auxílio desses profissionais apenas quando o problema já é grande demais.

Para selecionar uma boa empresa de consultoria você precisa pesquisar bastante. Estar preparado para encontrar mais problemas do que se imaginava no caminho, é fundamental estar aberto a mudanças. Uma das melhores formas de encontrar bons consultores é buscar referências deles e pedir a opinião de outras empresas que já contrataram os seus serviços. A indicação ainda é a melhor forma de ter segurança no produto, ou serviço que você está pensando em investir. Pergunte para quem você confia se vale a pena investir em um consultor específico. E aí? Já consegue adivinhar qual a diferença entre consultoria e assessoria?

Um dos grandes nomes da CONSULTORIA

Existem milhares de consultorias espalhadas pelo nosso país. Esse é um ramo de negócios que aumentou muito nos últimos anos. Por um lado, isso é bom, mas por outro nem tanto. Existem muitas consultorias que não são boas, cobram valores altos e não resolvem os problemas para os quais foram contratadas. Isso acaba manchando o nome da consultoria e dificultando os bons consultores a venderem os seus serviços.


Um grupo de pessoas em uma sala de reuniões

O valor de uma consultoria varia bastante. Geralmente o cálculo é feito em cima da quantidade de horas que o consultor dedicará para solucionar os problemas para os quais ele foi contratado. Outro ponto que deve ser considerado é o nível de especialidade do consultor, quanto mais específico for o seu conhecimento e o seu trabalho, maior será o valor da sua hora. O valor deve ser algo que caiba no bolso do contratante e, ao mesmo tempo, pague os custos e gere lucro para quem está sendo contratado.

Um bom exemplo disso é a Falconi, uma empresa que atua nas áreas de Marketing e Vendas, com Experiência do Cliente e Análise de Varejo; Operações, com Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos, Excelência de Processos, Gerenciamento de Operações Digitais e Gestão Digital da Rotina e Pessoas, com Gerenciamento de Desempenho, Cultura Organizacional, RH Estratégico, Gestão de Mudanças, Experiência do Colaborador e Análise de Pessoas.

A consultoria da Falconi possui um método muito bem definido em todas as suas atuações citadas acima. Para se chegar nesse patamar são necessários muitos anos de trabalho e um método pautado em acertos. Hoje a consultoria está espalhada por vários locais do Brasil e até fora dele: São Paulo/SP; Belo Horizonte/MG; Rio de Janeiro/RJ; Brasília/DF; Chicago/IL e Cidade do México/DF. Estruturar uma consultoria em apenas um lugar e com poucas pessoas já um grande desafio, imagine reproduzi-la em locais e culturas diferentes. Há quem fique em dúvida de qual dos dois conceitos, consultoria e assessoria, a Falconi se encaixa melhor.

O que é assessoria?

A assessoria é um trabalho muito semelhante ao trabalho do consultor. A atuação desse profissional também é encontrar, diagnosticar e resolver os problemas da empresa contratante. Porém, há uma grande diferença entre eles: o assessor atua, na prática, no processo de melhorias e mudanças para resolver os problemas do negócio. Além de mostrar o caminho, ele participa junto da implementação e acompanha o processo para diminuir ainda mais as chances de erros, retrabalhos até atingir o objetivo.

O assessor fica junto durante o processo e põe a mão na massa, de verdade. Ter o especialista ao seu lado fazendo junto é contar com um profissional sênior se esforçando para melhorar e fortalecer o seu negócio. Gostamos de lembrar sempre para não cometer o erro da maioria das empresas: contratar um profissional, ou um corpo de profissionais, somente quando o problema for grande demais, por motivos óbvios. Entendeu a diferença entre consultoria e assessoria?

Um dos grandes nomes da ASSESSORIA

Um exemplo de assessoria que expandiu o seu conhecimento e sua atuação é a V4, uma empresa que encontrou o melhor método para vender seus clientes no digital, independente do segmento. A V4 assume diversos trabalhos de marketing digital com um objetivo bem específico de vender um produto ou serviço. Fazem isso da maneira mais eficaz possível, com método e dinheiro investido em publicações.

Resumindo bastante a metodologia desta empresa, eles buscam os melhores clientes para o seu produto, ou serviço, se utilizam dos dados de vendas para otimizar cada vez mais o processo, fortalecem a estratégia para que ela não sofra com possíveis crises e, dessa forma, aceleram o crescimento da empresa. Tudo isso se utilizando, principalmente, dos seguintes profissionais: copywriter, designer, gestor de tráfego e analista de Business Intelligence (inteligência de negócios).

No caso das assessorias de valores costumam ser pagos em uma mensalidade durante a vigência do contrato. Isso acontece graças ao fato de que a atuação deles dura mais tempo do que a consultoria e esse profissional entrega mão de obra, além da estratégia. Ter um assessor é ter mais segurança na hora da implementação de novos processos, estratégias e resolução de problemas.


Se você é uma empresa em desenvolvimento ainda e não conta com um quadro de colaboradores muito amplo, faz sentido contratar um, ou mais, assessores.


O que a EYES Soluções faz, consultoria ou assessoria?

A EYES acredita que colocar a mão na massa junto com o cliente faz muito mais sentido do que apenas mostrar o caminho das pedras. Ficou muito claro durante a nossa atuação que mudar é um grande desafio para as pessoas e as empresas. Em muitos casos, não basta mostrar qual é o melhor processo ou a melhor ferramenta para resolver um problema.


As pessoas não conseguem mudar da noite para o dia. Tudo é um processo.

Um dos padrões de identidade visual da EYES Soluções

Respondendo à pergunta: a EYES pode fazer qualquer um dos dois, consultoria e assessoria, mas o que mais indicamos é que você contrate a assessoria. Mesmo que ela seja um contrato menor, o ideal é ter diversos profissionais para acompanhar as mudanças e colocar a mão na massa junto.


Ter pessoas de fora olhando para dentro da sua empresa no detalhe, pode ajudá-lo a encontrar e resolver problemas latentes e também os que você não havia percebido, assim, conseguindo enxergar de uma maneira mais clara o caminho que deve ser tomado, aumentando a assertividade e diminuindo a margem de erro.

E aí? O que faz mais sentido para você?


Consultoria ou assessoria?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

Fontes:

101 visualizações0 comentário
bottom of page