top of page
Buscar

Cliente externo: quem são e como conquistá-los?

O cliente externo é todo aquele, pessoa ou empresa, que consome o seu produto ou serviço e que não faz parte da sua equipe de colaboradores. São pessoas e empresas que estão em contato com o seu negócio, o seu conteúdo e os seus produtos. Existem alguns passos pelos quais pessoas e empresas passam antes de se tornarem seus clientes externos. Ao entrar em contato pela primeira vez com algum conteúdo ou produto seu ele se torna um lead. Se esse lead passar a se interessar pelo produto ou conteúdo, passa a se tornar um prospect. De prospect ele pode se tornar uma oportunidade de negócio, ao passar a demonstrar interesse em consumir o seu produto ou serviço, de fato. Caso ele venha a consumir passa a se tornar um cliente ganho, caso desista da compra, ou contratação, torna-se desqualificado, mas nada impede que ele possa se tornar um cliente externo futuramente.


A mão de uma pessoa entregando um coração de papel para outra mão

Por que preciso me preocupar com o cliente externo?

A preocupação com o cliente externo é bastante óbvia, sem ele você nem ao menos existiria como empresa. Em um mundo cada vez mais competitivo e complexo, torna-se cada vez mais desafiador buscar novos clientes e manter os que você já possui interessados em suas soluções. A tendência está sendo cada vez maior na construção de uma comunidade que necessita do que a sua empresa tem para oferecer e se identifica com os valores e as atitudes que ela defende e pratica no dia a dia.


Existem alguns indicadores que podem te ajudar a entender se o seu cliente externo está satisfeito com a sua empresa, para além do produto em si. Se o seu cliente externo possui uma relação próxima com você, gosta de acompanhar o conteúdo que você compartilha, segue usando por bastante tempo os seus produtos e serviços e, mais do que tudo, indica você para pessoas em quem ele confia. Pensando mais estrategicamente, se ele se preocupa em te incluir em seus negócios, negociações e busca estar bem próximo de você nesse sentido, tenha a certeza de que ele confia muito em você e acredita que o que você tem a oferecer pode contribuir muito com os seus negócios também.


Como manter o cliente interno engajado?

Se fizer sentido para sua empresa e para o seu cliente externo talvez seja interessante ampliar a relação de vocês. Ter reuniões periódicas, buscar formas de conectar as duas empresas de alguma forma, integrar ferramentas, criar conteúdo juntos, etc. Claro que todas essas ideias só podem ser colocadas em prática no caso de você já ter uma relação próxima com o seu cliente, mas nada impede de começar essa aproximação hoje mesmo. Lembre-se que criar parcerias leva tempo e é necessário ter muita confiança um no outro primeiro. Acima de tudo é necessário paciência e muita estratégia.


Pessoas em uma sala de reunião na frente de seus notebooks rindo

Como conseguir bons clientes externos?

A melhor forma de ter bons clientes é criando uma comunidade, aproximando pessoas que pensam de uma maneira parecida à sua e da sua empresa. Uma boa estratégia para colocar isso em prática é entender melhor qual é o propósito da sua empresa, bem como a sua cultura. Quais os valores e as atitudes são as mais importantes para você e para seus colaboradores? O que você espera de um novo colaborador? Essas são perguntas que podem te ajudar a entender um pouco melhor qual é a cultura do seu negócio. Quando isso fica claro você consegue externalizar em seu marketing e na sua forma de se comunicar, tanto física quanto digitalmente. Isso aproxima pessoas que pensam de uma maneira parecida do seu negócio e de você.


Isso ajuda a sua empresa a encontrar a melhor persona para o seu negócio. A persona é um conjunto de informações específicas sobre a pessoa que consome o seu produto, como idade, gênero, perfil de consumo, poder aquisitivo, o que gosta e o que não gosta, onde vive, etc. Essas informações ajudam muito na hora de estruturar estratégias, sejam elas de marketing, advertising (ADS), entre outras. Caso não seja uma vantagem ser tão específico nessa busca por novos clientes externos, se faz interessante fazer um estudo de público-alvo. O conceito de persona, acaba sendo, em alguns casos, muito específico e pode deixar potenciais clientes de fora, por isso se criou o conceito de público-alvo, algo mais abrangente, mas que abre mais o leque de oportunidades de aquisição de novos clientes e de vendas.



E a sua empresa?

Sabe como conquistar mais clientes?

Tem claro qual é a persona ou o público-alvo do negócio?

Sabe quais são os próximos passos para criar uma comunidade engajada?


Podemos falar mais sobre isso no nosso próximo conteúdo, portanto, não deixe de nos acompanhar por aqui! Quer ler sobre algum conteúdo específico? Deixe aqui nos comentários!


Nos siga no Facebook, Instagram e LinkedIn.


42 visualizações0 comentário
bottom of page