top of page
Buscar

Liderança saudável, empresa saudável: saiba por que o comportamento importa mais do que currículo

O sucesso de uma empresa depende, em grande parte, da qualidade de sua liderança executiva. Por isso, é fundamental ter um processo de recrutamento e seleção eficiente que permita identificar as habilidades e experiências necessárias para um líder executivo. Neste artigo, vamos explorar 10 itens que podem ajudá-lo a identificar as habilidades e experiências necessárias para um líder executivo.

Conheça a cultura da empresa

Antes de iniciar o processo de recrutamento e seleção, é fundamental conhecer a cultura da empresa. Isso permitirá identificar os valores, visão e missão, ou propósito e cultura da empresa e garantir que o líder executivo selecionado seja compatível com eles. É importante lembrar que a cultura organizacional é um fator fundamental de sucesso para qualquer empresa. A cultura da empresa é composta pelas normas, valores, crenças, comportamentos e atitudes que caracterizam a organização. Conhecer a cultura da empresa é fundamental para selecionar o líder executivo mais adequado e evitar conflitos culturais que podem prejudicar a performance do negócio.


Pessoas conversando em uma sala de reunião

A cultura pode ser utilizada para selecionar colaboradores que estão mais na base da cadeia organizacional também. Na maioria das empresas é mais difícil encontrar pessoas alinhadas à sua cultura para preencher essas vagas. Aplicar a cultura do negócio no processo de seleção de pessoas pode ajudar a diminuir a margem de erro na hora da contratação. Ter pessoas alinhadas à cultura da empresa desde a base pode aumentar as chances de a empresa encontrar bons líderes entre essas pessoas com o passar do tempo.

Quanto mais tempo a pessoa estiver no negócio mais ela estará familiarizada com a cultura e maiores as chances dela se tornar um bom líder.

Identifique as habilidades técnicas necessárias

Identificar as habilidades técnicas necessárias para a posição refere-se ao conhecimento que ele precisa ter para atuar na área para a qual está sendo selecionado. O líder do setor precisa entender do início ao fim do processo para que possa auxiliar seus liderados a exercerem seu papel da melhor maneira possível. Além disso, ele precisa entender bem de pessoas para manejar os conflitos que possam aparecer no dia a dia do negócio.

O líder executivo deve ter conhecimento técnico suficiente para compreender as particularidades do negócio e contribuir para o desenvolvimento da empresa. Um bom líder executivo é capaz de avaliar e tomar decisões com base em dados e informações relevantes. Identificar quais são as suas habilidades técnicas é um dos primeiros passos para selecionar o líder executivo mais adequado para o cargo.

Identifique as habilidades comportamentais necessárias

Além das habilidades técnicas, identifique as habilidades comportamentais necessárias, como liderança saudável, trabalho em equipe, comunicação, tomada de decisão e resolução de problemas. É fundamental que o líder executivo tenha habilidades comportamentais adequadas para a posição. Por exemplo, um líder executivo que não sabe se comunicar bem pode prejudicar a performance da empresa. Por isso, é importante avaliar as habilidades comportamentais necessárias para a posição e selecionar o melhor líder executivo possível.

Ainda é muito comum nas empresas que seus diretores promovam quem mais se destaca no setor para liderá-lo. Entretanto, é muito comum que essa pessoa acabe não entregando o que a direção esperava dele. Isso acontece porque a pessoa ser boa em seu setor não significa que ela será boa líder, são duas atuações bastante distintas. É preciso identificar quais são as habilidades das pessoas e encaminhá-las para atuações nas quais elas terão mais chances de se destacar. Para isso a empresa deve estruturar cargos de liderança e operacionais variados e hierárquicos para que todos os colaboradores sintam-se crescendo dentro do negócio.

Defina o perfil ideal do líder executivo para uma liderança saudável

Com base nas habilidades técnicas e comportamentais, defina o perfil ideal do líder executivo para a posição. O perfil ideal do líder executivo deve estar alinhado com a cultura da empresa e as necessidades do negócio. É importante definir o perfil ideal do líder executivo para orientar o processo de recrutamento e seleção e garantir que o líder executivo selecionado tenha as habilidades e experiências necessárias para a posição.


Um homem escrevendo em um teclado com uma caneta entre os dedos

Esse é um trabalho bastante estratégico para o setor de recursos humanos. Quanto mais as pessoas traçarem objetivos claros para a seleção, me mmenor será a margem de erro na contratação. Com esse perfil bem traçado fica muito mais fácil correlacionar as características pessoais de cada candidato com o perfil ideal a ser preenchido. Vale considerar que a chance de encontrar “a pessoa perfeita” para a vaga é bastante baixa. Sendo assim, os recrutadores precisam encontrar a pessoa que possui o maior número de características necessárias e o potencial de desenvolver as que faltam.

Avalie a experiência anterior do candidato

A experiência anterior do candidato é uma das principais considerações ao avaliar um candidato para uma posição de liderança executiva. A experiência relevante deve ser avaliada para garantir que o candidato tenha as habilidades necessárias para a posição. Além disso, a experiência anterior é um indicador da capacidade do candidato de liderar uma equipe e lidar com situações difíceis.

Fazer perguntas sobre situações pelas quais o candidato já passou em experiências passadas pode ser uma boa forma de avaliar como ele lida com elas. O ideal é fazer perguntas do dia a dia do negócio e avaliar se a conduta do candidato se alinha com a cultura da empresa. Mais do que isso, realizar um teste prático com os candidatos que passaram nas primeiras etapas da seleção pode ser uma boa forma de enxergar como ele lida com cada situação. Um teste prático mostra como ele resolve problemas, lida com a frustração e lidera as pessoas.

Compatibilidade cultural

Verifique se o candidato é compatível com a cultura da empresa e se tem a capacidade de se adaptar e trabalhar em uma equipe diversificada. A compatibilidade cultural é outra consideração importante durante o processo de recrutamento e seleção de líderes executivos. É importante verificar se o candidato é compatível com a cultura da empresa e se tem a capacidade de trabalhar em uma equipe diversificada. A cultura da empresa pode ser definida pelos valores, visão e missão da empresa, ou propósito e cultura e é importante que o líder executivo compartilhe desses valores para garantir um ambiente de trabalho harmonioso.

Todos os tópicos mencionados anteriormente têm como premissa principal a cultura do negócio. É algo que deve estar sempre na mente dos recrutadores na hora da seleção. Saber que a pessoa é alinhada com o que a empresa acredita fará com que ela fique mais tempo dentro do negócio e enquanto estiver lá entregue além do combinado. Vale considerar que sentir-se ouvido e valorizado é um dos principais fatores que fazem com que o colaborador sinta-se fazendo parte do negócio, de fato. Uma forma dele sentir-se ouvido é aplicar algumas de suas sugestões no dia a dia do negócio. Quando o colaborador, seja líder ou liderado, vê suas ideias sendo implementadas ele se sente muito mais parte do negócio. Essa sensação vai contribuir para muito do que está exposto neste texto.

Avalie a capacidade de liderança

A capacidade de liderança saudável é uma habilidade essencial para um líder executivo. A liderança envolve motivar e inspirar a equipe a alcançar resultados, além de lidar com situações desafiadoras. É importante avaliar a capacidade de liderança do candidato, bem como suas habilidades de comunicação, tomada de decisão e resolução de problemas.

Este é o aspecto que deixa mais claro, do que qualquer outro, da importância de o líder executivo estar alinhado e acreditar, de fato, na cultura do negócio. Pessoas que não acreditam no que a empresa prega, ou nos produtos ou serviços que ela oferece tem muito mais dificuldades de motivar seus liderados. Parece bastante óbvio. Se eu não acredito na empresa que estou representando como líder, como posso motivar e fazer meus liderados entregarem resultados além do esperado? Para que isso ocorra de maneira eficaz ele precisa acreditar no que está fazendo e em quem está representando.

Verifique as referências

Verifique as referências do candidato para garantir que ele ou ela tenha um histórico de sucesso e liderança saudável em organizações anteriores. Verificar as referências do candidato é uma forma importante de garantir que ele ou ela tenha um histórico de sucesso e liderança eficaz em organizações anteriores. Isso pode incluir conversar com antigos colegas de trabalho ou gestores e obter informações sobre como o candidato se comportava no trabalho e como liderava sua equipe.

Ter referência de uma empresa ou pessoa de confiança é uma boa dica para saber mais sobre a atuação do candidato. Entretanto, ela pode acabar sendo um tiro no pé. Caso a pessoa não tenha apresentado um bom resultado na empresa que você buscou referência não quer dizer que a pessoa não vá fazer bem para o seu negócio. Pode acontecer da pessoa não ter se identificado com a cultura da empresa na qual ela trabalhou, ou ter tido algum conflito com a direção. Enfim, são milhares de possibilidades. Mesmo assim pode dar algumas informações valiosas antes da tomada de decisão.

Faça uma avaliação psicológica

Faça uma avaliação psicológica para avaliar a personalidade, inteligência emocional e outras características psicológicas do candidato. Realizar uma análise de caso é uma forma eficaz de avaliar a capacidade do candidato de resolver problemas, tomar decisões em situações desafiadoras, pensar criticamente, tomar decisões informadas e trabalhar em equipe.

Psicólogos e acadêmicos estudam a sua vida inteira para encontrar avaliações psicológicas eficazes que deem um bom resultado daquilo que se está buscando medir. Existem diversos testes psicológicos que dão um bom parâmetro comportamental sobre a pessoa. O mais famoso na área de recursos humanos é o DISC. Aplique esse teste, e outros se achar necessário, para ver de uma maneira científica qual é o perfil comportamental do candidato.

Realize uma análise de caso

Realize uma análise de caso para avaliar a capacidade do candidato de resolver problemas e tomar decisões eficazes em situações desafiadoras. Realizar uma análise de caso é uma forma eficaz de avaliar a capacidade do candidato de resolver problemas e tomar decisões em situações desafiadoras. Isso pode incluir a apresentação de um caso hipotético e pedir ao candidato que apresente uma solução. A análise de caso pode ajudar a avaliar a capacidade do candidato de pensar criticamente, tomar decisões informadas e trabalhar em equipe.

Selecionar um líder executivo é um processo crucial para o sucesso de uma empresa. Identificar as habilidades e experiências necessárias é fundamental para garantir que o candidato selecionado tenha as qualificações necessárias para liderar a organização. Seguindo esses 10 itens, você pode garantir que está selecionando o líder executivo certo para sua empresa.

Você sabia que aqui na EYES Soluções temos um setor e um time de profissionais para atender a área de Pessoas da sua empresa?

Isso mesmo! Atuamos na externalização do propósito e da cultura da empresa, recrutamento e seleção, diagnósitico de clima e desempenho. Ficou curioso? Clique aqui para saber mais! Ou entre em contato conosco!

26 visualizações0 comentário
bottom of page